Vitamina para os olhos: você sabe quais são importantes?
Quando pensamos nos benefícios das vitaminas e nutrientes para o nosso corpo, de imediato já lembramos da saúde física, melhora da imunidade, da pele, do cabelo, entre outros. Mas, e os olhos? Será que a saúde dos olhos e a prevenção de doenças oculares estão relacionadas à boa alimentação?
A resposta é sim! Os nossos olhos precisam de muitas vitaminas e nutrientes para funcionar corretamente. Confira aqui 8 vitaminas importantes para a saúde dos olhos, continue a leitura.
Como a alimentação afeta a saúde ocular?
A ciência já descobriu que muitas doenças oculares podem ser prevenidas, pelo menos em parte, pela nutrição adequada. É o caso da retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma e catarata.
Vitaminas essenciais para a saúde dos olhos
Vitamina A
Para a produção de rodopsina, uma proteína importante que facilita a visão noturna, é necessário níveis adequados de vitamina A. Também foi observado que a vitamina A pode reduzir o risco de desenvolvimento de DMRI e catarata.
A deficiência de vitamina A é grave, causando uma doença chamada de xeroftalmia que começa com uma cegueira noturna e pode evoluir para uma cegueira irreversível.
Vitamina E
Os radicais livres podem lesar as células dos olhos, como a vitamina E é um potente antioxidante, ajuda na proteção dessas células.
Um estudo mostrou que a suplementação com vitamina E e outros nutrientes pode reduzir em até 25% a evolução de DMRI.
Vitamina C
Assim como a vitamina E, a vitamina C é um antioxidante que ajuda a reduzir os danos dos radicais livres às células do olho.
A vitamina C é importante na produção de colágeno, que ajuda na estrutura da córnea e da esclera. Também diminui o risco de desenvolvimento de catarata, uma condição onde a lente do olho fica turva e há prejuízo da visão.
Vitaminas B6, B9 e B12
As vitaminas do complexo B, em especial as B6, B9 e B12 reduzem os níveis de homocisteína, uma proteína que aumenta a inflamação e está associada a DMRI.
Vitamina B2
A vitamina B2 (riboflavina) está sendo estudada, principalmente, para a prevenção da catarata. Estudos já mostraram a redução no risco de desenvolver a doença entre 30-50% em pacientes que faziam suplementação.
Vitamina B3
Níveis adequados de vitamina B3 (niacina), estão relacionados à redução do risco de glaucoma, uma condição em que o nervo óptico pode ser danificado.
Onde conseguir essas vitaminas?
As vitaminas A, B, C e E podem ser encontradas em diferentes alimentos. Confira as principais fontes na tabela abaixo.
Vitamina | Fontes |
Vitamina A | Batata-doce, folhas verdes, abóboras e pimentões. |
Vitamina E | Nozes, sementes, salmão, abacate e folhas verdes |
Vitamina C | Frutas cítricas, pimentão, brócolis e couve. |
Vitaminas do complexo B | Fígado e miúdos, leite e derivados, leguminosas, folhas verdes e carnes. |
A suplementação não substitui uma boa alimentação, por isso, para garantir nutrientes necessários para a saúde dos seus olhos, fique atento ao seu cardápio e procure ajuda nutricional, se necessário.
Consulte regularmente um oftalmologista para garantir que os seus olhos estejam sempre saudáveis. Conte comigo para isso. Agende já a sua consulta. Entre em contato pelos telefones abaixo:
Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400
—
Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista
CRM MG: 44139