Tudo sobre o crosslinking da córnea para tratamento do CERATOCONE

Tudo sobre o crosslinking da córnea para tratamento do CERATOCONE

Imagine que, ainda jovem, você começa a perceber a visão um pouco embaçada, atrapalhando as aulas da faculdade, a prática de exercícios e até a direção veicular. Com o tempo, essa sensação piora e fica ainda mais difícil de enxergar no período da noite. O que você faria?

Se você não conhece o que está por trás desses sintomas, aqui está o nome: CERATOCONE. Essa é uma doença ocular que costuma surgir ainda na adolescência e evolui gradativamente ao longo da vida adulta, até atingir uma estabilidade. Na ausência de cuidados, existem fortes impactos sobre a qualidade de vida, e é por isso que você precisa buscar ajuda especializada.

O QUE É CERATOCONE?

Em geral, o ceratocone acontece pela perda de rigidez e afinamento progressivo da córnea, fazendo com que ela fique abaulada e adquira o formato de um cone. Na prática, essa deformação também distorce os raios de luz que entram nos olhos e vão para a retina, fazendo com que o paciente também enxergue mal.

Hoje em dia, sabe-se que o desenvolvimento do ceratocone acontece por fatores genéticos, e é por isso que devemos prestar muita atenção no histórico da doença em alguém da família. Por outro lado, existe um consenso cada vez maior de que o hábito de coçar ou pressionar os olhos também aumenta consideravelmente esses riscos de deformação. É por isso, inclusive, que o problema é mais comum em pessoas alérgicas.

Apesar do ceratocone não ter cura, existem tratamentos eficazes que ajudam a recuperar a acuidade visual e até mesmo impedir a progressão da doença, evitando, portanto, um futuro transplante de córnea. Um dos principais é o CROSSLINKING, o assunto principal desse artigo.

COMO O CROSSLINKING FUNCIONA?

Neste procedimento, um médico oftalmologista aplica um colírio à base de Riboflavina (vitamina) nos olhos. Essas pequenas gotas, quando estimuladas por uma luz ultravioleta, favorecem o fortalecimento das estruturas da córnea e dão maior rigidez à sua superfície, interrompendo qualquer deformação a partir de então.

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA DE CROSSLINKING?

No total, o procedimento dura cerca de 30 minutos. É somente o tempo de pingar um colírio anestésico nos olhos, aplicar as gotas de Riboflavina e deixar a luz ultravioleta agir. O paciente não fica internado, ou seja, volta pra casa no mesmo dia.

QUEM PODE FAZER O CROSSLINKING?

Atualmente, essa técnica é recomendada para pacientes com ceratocone em fase de desenvolvimento e progressão, que têm processos inflamatórios de afinamento na córnea ou que possuem uma ectasia (alteração na curvatura) por complicação após a cirurgia de grau.

E QUEM NÃO PODE FAZER O CROSSLINKING?

Como em qualquer outro procedimento, é fundamental realizar exames para conferir a saúde dos olhos e do corpo como um todo. Conforme indica a Academia Americana de Oftalmologia, essa cirurgia não é recomendada para quem possui uma córnea muito fina (< 400 micrômetros), outras inflamações ou infecções oculares, doenças autoimunes e cicatrizes na córnea. Outras necessidades são avaliadas individualmente e merecem uma boa conversa entre o paciente e o oftalmologista.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

Assim que o médico finaliza a aplicação da luz ultravioleta e fortalece as estruturas da córnea, ele aplica uma lente de contato terapêutica para ajudar em todo o processo de recuperação. Pensando na segurança do paciente, é preciso tomar alguns antibióticos e anti-inflamatórios indicados pelo oftalmologista por pelo menos 15 dias, sempre tomando cuidados redobrados com a higiene do local. 

Na maioria dos casos, dá pra retomar as atividades rotineiras após 7 dias da cirurgia, desde que não haja riscos de trauma ocular. 

O pós-operatório não costuma causar dores. Entretanto, se houver alguma queixa desse tipo, o paciente pode pedir ao médico a indicação de algum analgésico.

AINDA ESTOU COM DÚVIDAS, O QUE DEVO FAZER?

Quando pensamos em saúde ocular, devemos esclarecer qualquer ponto que possa colocar a visão em risco, por mais simples que pareça. Caso tenha algum questionamento sobre o ceratocone, crosslinking ou outro assunto da oftalmologia, você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site. Vamos conversar no consultório, fazer alguns exames e cuidar da sua qualidade de vida:

Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *