Tudo sobre o ANEL DE FERRARA, tratamento para o CERATOCONE
Se você é jovem ou adulto e tem um diagnóstico de ceratocone, é bem provável que já tenha ouvido falar no implante de anel de ferrara para controlar a evolução da doença. De fato, esse é o grande objetivo do tratamento e deve ser conhecido a fundo para que não restem dúvidas e você possa cuidar da saúde dos olhos.
Neste artigo, vou te contar um pouco mais sobre o que o ceratocone representa, como funciona o tratamento com o anel, quem pode fazer, de que forma ele é aplicado e como é o pós-operatório.
O QUE É CERATOCONE?
Como sempre costumo dizer para os meus pacientes, o ceratocone é uma doença que causa afinamento e deformação na superfície da córnea, fazendo com que ela fique pontiaguda (como um cone) e distorça a nossa visão.
E contrariando o imaginário popular de que problemas oculares só aparecem na terceira idade, o ceratocone costuma surgir ainda na infância e adolescência, evoluindo com o passar dos anos até se estabilizar na fase adulta. Nesse ponto, é bom reforçar: as deformações se estabilizam, mas os prejuízos para a visão continuam atrapalhando no dia a dia até que sejam tratados da maneira adequada.
COMO TRATAR O CERATOCONE?
Apesar de não ter cura, existem diversos tratamentos disponíveis atualmente para compensar os desvios oculares e, principalmente, impedir a evolução do quadro. O anel de ferrara, por exemplo, também chamado de anel intracorneano, é um dos mais modernos e difundidos, capaz de atingir bons resultados no controle da doença.
COMO O ANEL DE FERRARA É IMPLANTADO?
Após uma série de exames que vão permitir conhecer os detalhes do olho do paciente, o oftalmologista – na própria clínica e sem internação – aplica uma anestesia local e faz uma pequena incisão na superfície da córnea.
Na sequência, com a ajuda de um laser de alta precisão, o médico aplica um anel na camada interna da córnea, chamada de estroma. Esse material é feito de acrílico, tem dois semicírculos e mede cerca de 5mm, sendo posicionado de uma maneira calculada para dar resistência às estruturas e evitar novas deformações.
QUEM PODE FAZER O IMPLANTE?
Uma revisão de estudos muito importante, publicada na revista Ophthalmology and Therapy, defende que é fundamental avaliar o paciente de maneira completa. Um bom pré-operatório passa por exames como teste de acuidade visual, topografia da córnea, paquimetria e quantos outros o médico julgar necessário.
Outro ponto interessante é que o paciente, se possível, deve interromper o uso de lentes de contato pelo menos duas semanas antes dos exames, evitando qualquer tipo de alteração não calculada.
Em geral, o implante de anel de ferrara pode ser feito em pessoas que:
- Tenham mais de 18 anos;
- Não estejam grávidas;
- Não respondam bem ao uso de lentes de contato;
- Estejam em bom estado de saúde geral e não tenham cicatrizes corneanas;
- Apresentem resultado dentro do esperado nos exames de pré-operatório.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Logo após a fixação do anel, o oftalmologista aplica uma lente terapêutica sobre o olho para ajudar no processo de cicatrização. Todo o procedimento dura cerca de 20 minutos e o paciente volta pra casa em seguida, podendo retomar suas atividades em segurança. A lente costuma ser retirada após 7 dias de operação.
Um aspecto interessante desse tratamento é a tranquilidade na recuperação. Além de praticamente não causar desconfortos, ele permite bons resultados para a visão no curto espaço de tempo. Outro detalhe que merece destaque é a possibilidade de ajustar ou remover o anel caso o médico julgue necessário.
Por último, mas não menos importante, é bom lembrar que, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, o implante de anel intracorneano também está sujeito a complicações, como infecções, opacificações e irritação no local. É por esse motivo que fazemos todos os exames, esclarecemos as dúvidas e damos todos os direcionamentos necessários no processo de recuperação. Além disso, é fundamental contar com um profissional especializado no assunto e que domine a técnica.
Caso tenha alguma dúvida sobre o anel de ferrara ou qualquer outro tratamento, estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:
Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400