Parar de fumar pode diminuir as chances de ter CATARATA!
Você já sabe que fumar traz complicações para o funcionamento dos pulmões, coração, boca. Mas e na saúde dos olhos? Como eles são impactados pela nicotina? Continue lendo o novo texto de hoje para descobrir!
Como o cigarro afeta a visão?
Quando você fuma, você arrisca danificar partes dos olhos importantes para manter a visão nítida. Esse dano pode deixar o seu olhar turvo, reduzir seu campo de visão ou até mesmo ocasionar a perda completa da capacidade de enxergar.
Fumar pode causar catarata?
Dando uma recapitulada: a catarata é uma doença que consiste na perda de transparência do cristalino, a nossa lente natural cuja função é focar a nossa visão em diferentes distâncias e ângulos. A perda de visão ocorre porque esse processo impede que a luz passe através do cristalino para a retina.
Portanto, a resposta para a pergunta do tópico é: fumar pode SIM aumentar o risco de catarata. Parando de fumar você reduz o dano aos seus olhos, aumentando a chance de PREVENIR a catarata.
A ciência já mostrou que as pessoas que fumam cigarros têm duas a três vezes mais chances de desenvolver catarata do que as pessoas que não têm o vício.
O que fazer para parar de fumar?
Selecionei 3 atitudes que você pode começar AGORA que vão te ajudar a parar de fumar:
1. Monitore os seus hábitos
É importante que você saiba a quantidade de cigarros que você consome durante um dia. Além de ser uma informação relevante para você, ela também é importante para os profissionais de saúde. Sabendo da quantidade, é possível traçar metas de diminuição da frequência do fumo mais realistas. Além disso, dá até para ter uma noção sobre o quanto você poderia economizar financeiramente ao parar de fumar.
Hoje em dia, diversos aplicativos gratuitos na internet funcionam como “rastreador” dos cigarros que você consome ao longo do dia e vão fazendo o serviço de contagem por você e até mesmo geram relatórios.
2. Procure acompanhamento de saúde emocional
Deixar um vício para trás não é uma tarefa fácil. Por isso mesmo esse processo não precisa ser feito sozinho! Um profissional de saúde mental vai te ajudar a entender as questões referentes à saúde mental e ao vício.
Nós, médicos, vamos investigar como o uso do cigarro impacta a saúde do seu corpo. Além disso, é importante buscar apoio em outros núcleos da vida: família, amigos e até mesmo na espiritualidade, se fizer sentido para você. Ter alguém de confiança para confiar em seu potencial é bastante importante durante o processo. Milhões de pessoas conseguiram parar de fumar. Você também pode!
3. Mantenha uma rotina de exercícios físicos
Um estudo mostrou que praticar tai chi três vezes por semana é uma forma eficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar ou reduzir esse hábito. A arte marcial chinesa também pode ajudar a melhorar a pressão arterial e reduzir o estresse.
Outra pesquisa indica que atividades físicas de conexão entre a mente e o corpo, como yoga e meditação, também podem ser fortes aliadas para quem quer parar de fumar.
Se você ainda não realiza essas atividades, tente incluí-las no dia a dia. Comece aos poucos e você já irá notar as diferenças.
Você já conseguiu ficar quanto tempo sem fumar? Compartilhe a sua conquista nos comentários!
Telefone: (34) 3236-4500
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
—
Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista
CRM MG: 44139