Óculos falsificados fazem muito mal para os olhos! Fique atento!

Óculos falsificados fazem muito mal para os olhos! Fique atento!

Independente de qual seja a sua idade, certamente já disse ou ouviu alguém falar uma expressão bem popular: “o barato sai caro”. De fato, essa frase cai muito bem quando o assunto é óculos de sol e proteção para os olhos.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a importância dos óculos escuros, o que é radiação UV, quais os perigos de optar por um acessório falsificado e quais as dicas na hora de comprar um modelo ideal.

O QUE SÃO RAIOS UVA E UVB?

A radiação UV (ultravioleta) é um tipo de luz invisível de alta energia emitida pelo sol, e que faz mal para o nosso organismo se apresentada em excesso. Em teoria, esses raios deveriam ser barrados pela camada de ozônio, mas sabemos que na prática a degradação do meio ambiente não tem colaborado para essa realidade.

Os raios UVA são os que possuem maior comprimento de onda e incidência sobre o planeta, atuando durante todo o dia, todas as estações e em qualquer clima. Por outro lado, os raios UVB são mais frequentes no verão, em regiões mais altas e durante o período da tarde.

O QUE A RADIAÇÃO UV PROVOCA NOS OLHOS?

Em geral, tanto os raios UVA quanto os raios UVB são nocivos à visão se houver um contato prolongado e sem nenhuma barreira de proteção. O primeiro consegue penetrar nas camadas mais internas e provocar alterações como a degeneração macular, enquanto o segundo atua de forma mais intensa na córnea e no cristalino. Nesse sentido, temos um fator de risco para o surgimento de pterígio, catarata, queimaduras corneanas e muito mais.

QUAL O PAPEL DOS ÓCULOS DE SOL?

Um bom acessório é fundamental para barrar a entrada da radiação UV nos olhos, o problema é que nem todo mundo se certifica de que os óculos adquiridos realmente possuam um filtro adequado.

Como bem reforça o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a pupila dos nossos olhos se dilata naturalmente em ambientes escuros para facilitar a entrada de luz, e o mesmo acontece, é claro, quando colocamos óculos de sol. Se o produto é original, certificado e possui um bom filtro, essa dilatação não será um perigo para a saúde. Entretanto, quando falsificados, não conferem proteção e ainda aumentam os riscos de desenvolvermos sérios problemas visuais.

O CBO destaca também que esse mesmo alerta serve para os óculos de grau, uma vez que não possuem indicação correta de um oftalmologista e não corrigem adequadamente os desvios de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

COMO ESCOLHER UM BOM MODELO DE ÓCULOS ESCURO?

  • Compre em uma loja de confiança;
  • Priorize lentes de resina ou cristal, pois são melhores que as espelhadas;
  • Escolha um modelo que se adapte bem ao rosto e não deixe a luz entrar pela lateral das lentes;
  • Antes de comprar, olhe fixamente para um ponto e passe os óculos na frente dos olhos. NÃO COMPRE se notar qualquer distorção na imagem;
  • Exija do fabricante um certificado de proteção anti UV. O índice deve ser de 100%.

O CBO recomenda que o uso dos óculos seja feito em todas as estações do ano, e não apenas no verão e dias de férias na praia. Sempre que possível, é interessante associar os óculos a um chapéu de abas largas para reduzir ainda mais a exposição à radiação UV. A segurança vem em primeiro lugar!

Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:

Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *