Novembro Azul: Homens precisam de cuidado com a saúde ocular

Novembro Azul: Homens precisam de cuidado com a saúde ocular

Neste mês voltamos a nossa atenção a saúde do homem e a importância da visita regular ao médico

Novembro chegou e com ele a nossa missão de destacar a importância da saúde masculina.

O Novembro Azul é uma campanha voltada para o combate ao câncer de próstata, além de lembrar a necessidade de realizar exames médicos regulares para assegurar uma melhor qualidade de vida.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil, logo após o câncer de pele. Embora seja uma doença prevalente, muitos homens, por medo ou desconhecimento, evitam discutir sobre o assunto.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos em homens no Brasil, totalizando 65.840 novos casos entre 2020 e 2022.

Você sabia que existe uma correlação entre o câncer de próstata e a saúde ocular?

Nos estágios avançados do câncer de próstata, a lesão tumoral pode se propagar, afetando outros órgãos, como os olhos. Neste caso, a metástase pode atingir a coroide, levando ao desenvolvimento de metástase na coroide.

Metástase da coroide

Este é um tipo de câncer que se espalha para a coroide a partir de outras partes do corpo. A coroide é uma camada densa de vasos sanguíneos que fornecem sangue para a retina, ela está situada entre a retina e a esclera (parte branca externa do olho). Como a retina depende da coroide para o seu sustento e metade de seu fornecimento sanguíneo, uma lesão cancerosa na coroide é bem provável que afete a visão. 

Frequentemente, as metástases na coroide não apresentam sintomas até estarem em estágios avançados. Quando os sintomas se desenvolvem, geralmente incluem:

  • perda de visão;
  •  ou indicadores de descolamento da retina, como pontos flutuantes, flashes de luz;
  • visão turva e a sensação de um véu ou cortina à frente do campo de visão. 

A gravidade da perda de visão pode variar de leve a grave.

Como é feito o tratamento? 

Assim como em outros tipos de câncer, o objetivo do tratamento é preservar os olhos, tanto o tecido quanto a visão. Para entender a gravidade da doença, o médico deve realizar uma série de exames para identificar o tamanho e a localização do tumor.

Com base nessas informações, é possível desenhar um plano terapêutico que inclui radioterapia, quimioterapia, laserterapia, imunoterapia e terapia-alvo. Dependendo da gravidade, é preciso realizar cirurgia para retirada do tumor e dos tecidos mais próximos.

Porém, há casos em que a remoção do olho se faz necessária, em virtude do avanço da metástase e da falta de efeito dos tratamentos anteriores.

Portanto, enfatizo a importância de que você, homem, reserve um momento para zelar pela sua saúde. Faça uma visita anual ao urologista e lembre-se também de cuidar da saúde dos seus olhos com o auxílio de um oftalmologista

Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista

CRM MG: 44139

Fonte: 

CÂNCER DA PRÓSTATA.. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/manual_prostata.pdf>.

Melanoma de Coroide. Disponível em: <https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/melanoma-de-coroide>. Acesso em: 17 out. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *