Lúpus: doença autoimune que pode afetar os olhos

Lúpus: doença autoimune que pode afetar os olhos

Você já ouviu falar sobre a “doença com 1000 faces”? Esse é um nome comumente associado ao lúpus, uma doença que acomete cerca de 65 mil brasileiros, em sua maioria, mulheres.

O nome “doença com 1000 faces” não foi à toa. O lúpus é uma doença com uma infinidade de sintomas, e, embora afete principalmente a pele, outros tecidos como coração, articulações, pulmões, rins, vasos sanguíneos e olhos, também podem ser acometidos.

Continue a leitura e entenda como essa doença pode afetar os seus olhos e quais os problemas oculares associados.

Como o lúpus pode afetar os olhos?

Para que possamos enxergar, muitos vasos sanguíneos e nervos ajudam no funcionamento dos olhos. No entanto, o lúpus pode gerar uma inflamação nessas estruturas dos olhos e em áreas próximas a eles, o que pode levar a perda da visão.

Quais condições oculares estão associadas à essa doença autoimune?

Os efeitos que a doença pode causar nos olhos e ao redor deles pode gerar alguns problemas oculares, como:

Olhos secos

Essa é uma das condições mais comuns da doença e também é chamada de ceratoconjuntivite seca. Os principais sintomas incluem:

  • Coceira nos olhos com sensação de areia dentro deles;
  • Ardência e vermelhidão;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz.

Ela é causada normalmente pela inflamação das glândulas lacrimais ou dos olhos e das pálpebras, resultando em produção insuficiente de lágrimas e problemas para piscar adequadamente.

Esclerite

Sabe a parte branca dos olhos? Nessa condição há a inflamação dessa região. Inclusive, em alguns casos, esse pode ser o primeiro sintoma da doença. Os sintomas da esclerite podem incluir:

  • Dor e vermelhidão nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz.

Lesões vasculares da retina (alterações nos vasos sanguíneos dessa estrutura)

As lesões nos vasos sanguíneos da retina são causadas pela inflamação e falta de suprimento de sangue para os mesmos. Dependendo do envolvimento da retina, pode haver perda total da visão. Alguns sintomas incluem:

  • Visão embaçada;
  • Moscas volantes nos olhos.

Danos aos nervos

A inflamação do nervo óptico (neurite óptica), responsável por levar a informação visual para o cérebro, também é comum em pacientes com lúpus. Como consequência, pode haver prejuízo em sua função, levando a perda da visão. Os sintomas da neurite óptica podem incluir:

  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Dificuldade em diferenciar as cores;
  • Visão turva ou embaçada.

Alguns medicamentos para lúpus também podem causar efeitos colaterais oculares

Medicamentos utilizados no tratamento da doença, em especial a hidroxicloroquina, também podem ser tóxicos para a retina.

Pacientes com essa doença precisam de acompanhamento com oftalmologista

Diante de todas essas condições oculares que a doença pode causar, é imprescindível que pacientes com lúpus façam o acompanhamento com oftalmologista e a realização de exames oftalmológicos abrangentes. 

Nesse sentido, eu posso te ajudar. Agende já a sua consulta pelos telefones abaixo. Vamos cuidar dos seus olhos juntos?

Sermed:

Telefone: (34) 3236-4500

Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:

Telefone: (34) 3291-2400

Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista

CRM MG: 44139

Fontes

Fevereiro Roxo aborda a importância de tratar o lúpus. Agência Brasília. Disponível em:https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/02/19/fevereiro-roxo-aborda-a-importancia-de-tratar-o-lupus/

What to know about lupus and vision problems. Medical News Today. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/lupus-vision-problems#dry-eye

How lupus affects the eyes. Lupus Foundation of America. Disponível em: https://www.lupus.org/resources/how-lupus-affects-the-eyes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *