Banner_Páginas

LENTES DE CONTATO CORRETIVAS

São lentes posicionadas na superfície da córnea dos olhos a fim de corrigir erros
simples de refração. Pode ser usada também na reabilitação pós-refrativa e
quando há defeito epitelial persistente.

  • O que são?

As lentes de contato são instrumentos destinados a corrigir os erros de refração da luz que distorcem a visão. Devido às suas diversas especificações e contato direto com o globo ocular, só devem ser usadas mediante avaliação e acompanhamento oftalmológico.

  • Quais os tipos?
  1. Lentes rígidas: são indicadas aos pacientes com graus mais elevados e diagnóstico de ceratocone, astigmatismo, hipermetropia e astigmatismo com miopia. São duráveis e resistentes a bactérias.
  2. Lentes gelatinosas: são mais finas e delicadas, indicadas para os pacientes mais sensíveis às rígidas e que tenham menor grau de miopia, hipermetropia, presbiopia e até astigmatismo.
  3. Lentes tóricas: possuem formato cilíndrico e curvaturas em vários ângulos. Podem ser utilizadas para casos de astigmatismo, miopia e hipermetropia.
  4. Lentes esclerais: diferentemente das anteriores, que são colocadas na superfície da córnea, elas são apoiadas na esclera, tecido que reveste o globo ocular. Esse tipo de lente tem um diâmetro maior, se adapta bem à topografia irregular da córnea e, por isso, é indicada para diminuir a má visão causada pelo ceratocone.
  • Cuidados importantes:
  1. Consulte um oftalmologista regularmente;
  2. Evite dormir com as lentes nos olhos;
  3. Higienize as lentes e o estojo conforme orientação do médico e fabricante do produto;
  4. Coloque as lentes antes de se maquiar e retire antes de limpar a pele;
  5. Jamais compartilhe as lentes com outra pessoa.