Conheça os diferentes tipos de lentes de contato

Conheça os diferentes tipos de lentes de contato

Quando um paciente percebe alguma dificuldade para enxergar de perto ou de longe, uma das primeiras opções de tratamento recomendadas pelo oftalmologista é a lente de contato.

Resumidamente, esse acessório fica posicionado acima da córnea e é escolhido de maneira personalizada, ou seja, conforme as necessidades de cada pessoa. A lente de contato é um recurso que compensa as deformações que causam os desvios na visão.

Apesar de comuns, as lentes de contato ainda carregam muitas dúvidas sobre suas especificações e diferentes tipos (sim, eles existem). Na sequência, você vai conhecer um pouco mais sobre essas alternativas e conferir algumas dicas importantes para que o uso no dia a dia seja o mais seguro possível.

TIPOS DE LENTES DE CONTATO

O National Eye Institute, importante órgão de saúde dos Estados Unidos, reforça que a escolha de uma lente de contato deve, primeiramente, considerar a rigidez do material do qual é feita:

Nesse sentido, elas podem ser:

  • Gelatinosas: feitas de materiais mais macios e flexíveis, elas costumam ser mais finas, delicadas e indicadas para os pacientes que possuem uma maior sensibilidade na córnea. Via de regra, as lentes gelatinosas funcionam bem para quem tem graus mais baixos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  • Rígidas: como o próprio nome indica, ao contrário da anterior, essas são mais firmes, resistentes e duráveis, com menores chances de rasgar ou se deteriorar conforme o uso. As lentes rígidas são indicadas para quem tem graus mais elevados.

Outra forma de diferenciar os tipos de lentes de contato se dá pela capacidade que cada uma possui de corrigir a visão (grau). Dessa forma, são classificadas em:

  • Lentes monofocais: conseguem corrigir apenas um grau (para perto ou para longe).
  • Lentes multifocais: diferentemente das monofocais, essas conseguem corrigir mais de um grau ao mesmo tempo.
  • Lentes tóricas: em geral, trata-se de um tipo de lente de contato mais complexa, moderna e desenhada principalmente para os casos de astigmatismo. Elas são mais finas, flexíveis e com curvaturas em vários ângulos.
  • Lentes esclerais: a grande diferença para os tipos anteriores está no fato dessa lente não ser posicionada na superfície da córnea, e sim na esclera, o tecido que reveste o globo ocular. Por ter um diâmetro maior, ela consegue se adaptar melhor à topografia irregular da córnea e, com isso, ajuda a corrigir a má visão causada pelo ceratocone.

Vale a pena destacar, ainda, que existe um outro tipo de lente de contato muito procurada nas óticas: as estéticas, que servem para mudar a cor dos olhos. Apesar de não necessariamente corrigirem um problema de visão, elas devem ser compradas apenas com uma orientação segura do oftalmologista, evitando assim um dano perigoso aos olhos.

CUIDADOS IMPORTANTES COM AS LENTES

Uma vez que as lentes de contato se apoiam nas nossas estruturas oculares, qualquer irregularidade na limpeza e acomodação aumentam consideravelmente os riscos de infecção, arranhões na córnea e problemas ainda mais sérios.

No dia a dia, é fundamental que todo paciente esteja atento aos sinais e retire as lentes imediatamente se notarem: dor nos olhos, vermelhidão anormal, maior sensibilidade à luz, visão embaçada de uma hora para outra, lacrimejamento excessivo e coceira. Após interromper o uso, é preciso também procurar um oftalmologista.

Confira as dicas para garantir um uso seguro:

  • Compre suas lentes segundo a receita médica;
  • Nunca use lentes de outra pessoa e nem compartilhe as suas;
  • Não ultrapasse o tempo de uso recomendado pelo oftalmo;
  • Tire as lentes para tomar banho ou entrar na piscina;
  • Nunca durma com as lentes;
  • Mantenha as mãos muito bem higienizadas ao manusear os acessórios;
  • Higienize as lentes e o estojo apenas com a solução do fabricante. Evite água da torneira;
  • Respeite o prazo de validade das lentes e troque os estojos a cada 3 meses.
  • Se tiver alguma infecção ocular, como conjuntivite, troque as lentes e o estojo.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, lembre-se que eu estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:

Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista

CRM MG: 44139

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *