Cirurgia Refrativa

  • O que é a Cirurgia Refrativa a Laser?

É um procedimento a laser para o tratamento da miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, proporcionando a independência do grau de óculos.

  • Para quem é indicada?
  1. Pacientes acima de 18 anos;
  2. Com grau estável por no mínimo 1 ano;
  3. Exame de Espessura da Córnea dentro dos limites para o grau a ser corrigido;
  4. Exame de Curvatura da Córnea com boa simetria.
  • Em que casos é contraindicada?
  1. Ceratocone;
  2. Distrofias de Córnea;
  3. E na presença de Catarata.
  • Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?

A cirurgia é feita sob anestesia com colírios anestésicos, ou seja, é um procedimento indolor. É um procedimento rápido que dura, no tempo de aplicação do laser, de 5 a 10 minutos por olho, em média.

No pós-operatório, uma sensação de ardência, lacrimejamento e sensibilidade à luz pode ser sentido nos primeiros 3 dias após a cirurgia. Geralmente, os pacientes não referem dor.

  • Quais são os tipos de Cirurgia Refrativa a Laser e qual é a melhor na atualidade?

Os principais tipos de Cirurgia Refrativa a Laser são a PRK e a Lasik. As duas técnicas são muito seguras e têm resultados excelentes. A melhor técnica vai depender da avaliação da córnea (curvatura e espessura) e do grau a ser tratado.

  1. PRK (PhotoRefractive Keratectomy): é realizada para córneas mais finas ou para graus altos;
  2. Lasik (Laser-assisted In Situ Keratomileusis): é realizada para córneas mais grossas ou para graus mais baixos.
  • Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais?

Geralmente, é possível voltar às atividades rotineiras depois de sete dias, mas depende da técnica utilizada na cirurgia. Quando o procedimento é feito pela técnica de PRK, o paciente costuma ter mais desconforto e sensibilidade à luz nos primeiros três dias e a visão demora cerca de sete dias para melhorar.

Já quando é usada a técnica do LASIK, o desconforto visual é menor e a recuperação visual é mais rápida, podendo ser notada até mesmo ao fim da cirurgia. Em ambos os casos, a cicatrização total ocorre entre um a três meses, quando a qualidade visual é totalmente restabelecida.