Cirurgia de Catarata

  • O que é a Cirurgia de Catarata?

Na Catarata, há a opacificação do cristalino, o que atrapalha a entrada de luz e consequentemente, a visão. Na Cirurgia de Catarata, o cristalino é liquefeito por energia ultrassônica, aspirado e uma lente é inserida no olho para substituí-lo, o que garante a melhora da visão.

  • Para quem é indicada?

Pacientes com diagnóstico de catarata e que buscam a melhora da visão e diminuição da necessidade de uso de óculos ou lentes de contato.

  • Em que casos é contraindicada?
  1. Pacientes com doenças oculares irreversíveis, ou seja, nos casos em que a cirurgia não é o bastante para melhorar a visão;
  2. Casos de inflamação em atividade nos olhos (como uveítes e conjuntivites).
  • Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?

A cirurgia é feita com anestesia local: bloqueio local, ou, na maior parte dos casos, é utilizado apenas um colírio anestésico. Dessa forma, não deve causar dor ao paciente durante o período intra-operatório. São realizadas pequenas incisões no olho e o cristalino com catarata é liquefeito por energia ultrassônica, aspirado e uma lente intraocular é inserida para substituí-lo.

Existem várias técnicas, porém a mais moderna é a facoemulsificação. É um procedimento rápido e seguro. Atualmente, as novas tecnologias garantem a precisão e segurança da técnica. Dessa forma, o paciente tem alta no mesmo dia.

  • Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais?

O esforço físico exacerbado deve ser evitado no período pós-operatório, entretanto o retorno das atividades é rápido, desde que sejam atividades que não apresentem risco de trauma ocular e o paciente mantenha a higiene do olho e o uso adequado dos colírios receitados pelo médico. 

A melhora da visão dependerá da evolução da catarata. Quanto mais no início da doença ocorre a operação, mais rapidamente a visão retornará.