CERATOCONE

Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva do olho, que afeta
o formato (com aspecto de cone) e a espessura corneana.

  • O que é o ceratocone?

É uma alteração da estrutura da córnea, em que ela fica mais pontiaguda e afinada. Esta doença, se não tratada, pode levar a baixa de visão necessitando em último caso de transplante de córnea.

  • O que pode causar?

O fator genético para o ceratocone é importante. Ele geralmente acomete crianças e jovens e é nesta idade que existe a evolução da doença. O afinamento da córnea pode predispor a piora da doença e a coceira pode estimular a piora da doença.

  • Diagnóstico

O exame oftalmológico consegue através da biomicroscopia ter a suspeita. Exames, como topografia corneana, são fundamentais para classificar a evolução e definir o tratamento destes pacientes.

  • Tratamento

O ceratocone é tratado inicialmente com óculos.  Para aqueles que não apresentam visão satisfatória com óculos, é importante a realização de teste com lentes de contato. Caso a visão fique boa com o uso de lentes de contato (de preferência as rígidas) , a adaptação desta é realizada. O uso da lente não inibe a evolução. O acompanhamento de perto com exames complementares é fundamental pois pode-se prevenir ou parar a evolução do ceratocone com o crosslinking.

Existe a possibilidade de realizar cirurgias para colocar anel corneano que melhora a qualidade de visão. O transplante de córnea é a última escolha no tratamento dos pacientes, ele é pensado quando não se consegue melhorar a visão de outra forma e o quadro está muito evoluído.