
ABCD da visão, entenda a linguagem do seu oftalmo!
Você já teve aquela experiência desafiadora de entrar no consultório, ouvir a explicação do oftalmo e sair de lá sem entender n-a-d-i-n-h-a do que ele falou? Tem horas que a gente nem sabe se foi inglês, francês, latim ou alemão.
Brincadeiras à parte, isso não faz bem pra ninguém. Nem pro médico e muito menos pro paciente, que mal conseguirá compreender o que tem, repensar seus hábitos, cuidar da doença e adotar um tratamento eficaz.
Para te ajudar a desvendar alguns desses mistérios, busquei referências do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e elenquei definições que podem te ajudar daqui pra frente!
- ÍRIS: a área colorida dos olhos. Fica bem na frente.
- PUPILA: é aquela bolinha preta bem ao centro. É por onde entra a luz.
- CÓRNEA: é a parte transparente localizada na frente do olho. É como um “vidro de relógio”.
- CRISTALINO: a lente natural do nosso olho. Ele nos ajuda a focar os objetos a longa e curta distância.
- RETINA: a camada mais interna. Ela recebe a luz e transforma em impulsos que vão para o nosso cérebro.
- NERVO ÓPTICO: é o nervo que vai captar os impulsos da retina e levá-los até o cérebro. É quem faz a ponte.
- MÁCULA: é a estrutura que fica bem no meio da retina. Ela é quem se encarrega de nos fazer enxergar as cores e os detalhes com nitidez.
- HUMOR VÍTREO: é um tipo de gel que preenche o nosso globo ocular.
- PÁLPEBRA: é a estrutura de pele e músculos que cobre e protege a frente do olho.
- CERATOCONE: é o nome de uma doença. Ela é caracterizada por uma deformação nas estruturas da nossa córnea, que adquire o formato de um cone.
- MIOPIA: nome dado à dificuldade de enxergar “de longe”.
- HIPERMETROPIA: ao contrário da miopia, é a dificuldade de enxergar “de perto”.
- ASTIGMATISMO: doença conhecida por alterações na superfície da nossa córnea. Quem tem enxerga as imagens distorcidas.
- ESTRABISMO: mais comum entre crianças, é um desalinhamento ocular. Um ou ambos os olhos apontam para direções inadequadas.
- CATARATA: mais comum entre idosos, ocorre quando o cristalino (que você conheceu lá em cima) perde a transparência natural e começa a prejudicar a visão. O paciente enxerga tudo meio nublado.
- GLAUCOMA: são algumas lesões no nervo óptico. Como você já sabe, ele faz a comunicação entre o olho e o cérebro, e precisa estar sempre saudável.
DICA EXTRA
Está numa consulta e não entendeu algum termo ou explicação? Pergunte! Ainda assim, não ficou claro? Pergunte novamente, peça exemplos. Todo médico tem a função de orientar o paciente da forma mais amigável possível, dando todas as informações que ele precisa para preservar a saúde e qualidade de vida. É o seu direito!
Caso tenha alguma dúvida ou interesse em se consultar, estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:
Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400