Dr., é verdade que a diabetes pode me levar a cegueira?
Você sabia que boa parte da população em todo o mundo tem diabetes? Isso mesmo! Aproximadamente 7 a 8% da população mundial é afetada por essa condição. No Brasil, não é diferente.
A diabetes é uma das principais preocupações de saúde, afetando não apenas a qualidade de vida, mas também sendo uma das principais causas de problemas nos olhos.
Diabetes pode realmente levar à cegueira?
Sim, infelizmente, a diabetes pode levar à cegueira se não for controlada adequadamente. A principal condição ocular relacionada à diabetes que pode causar cegueira é a Retinopatia Diabética (RD).
Na RD, os vasos sanguíneos da retina são danificados devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue ao longo do tempo. Isso pode levar a complicações como hemorragias, inchaço da retina e crescimento anormal de novos vasos sanguíneos.
Se não for tratada, a RD pode progredir para estágios mais avançados, como a Retinopatia Diabética Proliferativa (RDP), onde os novos vasos sanguíneos anormais podem causar hemorragias graves no olho, levando eventualmente à perda total da visão.
Além disso, o inchaço na retina pode levar ao desenvolvimento de edema macular, que também pode resultar em perda de visão central.
O que é Retinopatia Diabética?
A retina, parte do olho responsável por captar a luz e enviar sinais visuais para o cérebro, é afetada pela diabetes. Imagine a retina como um tecido sensível cheio de vasos sanguíneos. Quando você tem diabetes, esses vasos podem ser danificados ao longo do tempo, levando à Retinopatia Diabética (RD).
Quem está em risco e como podemos prevenir?
A RD está diretamente ligada ao tempo de duração da diabetes e ao controle do açúcar no sangue. Quanto melhor o controle, menor o risco de desenvolver problemas nos olhos. Manter um estilo de vida saudável, controlar a glicose no sangue e a pressão arterial são formas importantes de prevenir a RD.
Como os oftalmologistas podem ajudar?
Se você tem diabetes, é fundamental fazer consultas regulares com um oftalmologista. Eles podem detectar sinais precoces de RD e oferecer tratamentos para auxiliar a prevenção de complicações graves. A fotocoagulação a laser é um dos tratamentos mais comuns para RD, ajudando a evitar perda de visão.
Mas, antes de tratar, saiba que existem maneiras de prevenir essa condição. Mantendo um bom controle do açúcar no sangue, fazendo consultas regulares com seu oftalmologista e seguindo um estilo de vida saudável, você pode proteger seus olhos e preservar sua visão. Lembre-se sempre, cuidar da sua saúde é fundamental!
—
Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista
CRM MG: 44139
—
Referência: Scielo – Revista Brasileira de Oftalmologia. Acesso em 20/05/2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/cKy7w6RMzN64YMvbzngZRtg/