Olho seco pode ser uma consequência do tratamento do CÂNCER DE MAMA

Olho seco pode ser uma consequência do tratamento do CÂNCER DE MAMA

Outubro está quase acabando, mas a conscientização trazida pela campanha Outubro Rosa deve permanecer, tudo bem Falando especificamente dos olhos, mulheres que estão em tratamento para o câncer de mama devem ficar atentas à saúde dos olhos. Isso porque o tratamento pode alterar a composição do filme lacrimal e dos diferentes componentes da superfície ocular. Sabe qual a consequência disso? Olhos secos

Você vai entender melhor o porquê isso acontece, é só continuar a leitura. 

Um pouco sobre o câncer de mama

Entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum. Só em 2020, o número de casos relatados no mundo foi de 2,2 milhões, o que significa que 1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama, em algum momento da vida.

Cerca de 75% das mulheres que tiveram diagnóstico positivo para câncer de mama, tem aumento de uma proteína receptora para o estrogênio (aquele hormônio sexual feminino). E, por isso, faz parte do tratamento, drogas que bloqueiam esses receptores ou reduzem os níveis de estrogênio.

Os olhos secos tem relação com as alterações de hormônios 

A síndrome dos olhos secos tem uma alta prevalência, cerca de 1 a cada 5 pessoas a desenvolve. As mais acometidas, são as mulheres.

Todos os hormônios sexuais, ou seja, estrogênio, progesterona e testosterona apresentam importantes papéis na superfície ocular, incluindo na função de estruturas que são importantes para deixar os olhos úmidos e que produzem as lágrimas.

Síndrome dos olhos secos após a quimioterapia para o câncer de mama

Durante a quimioterapia, alguns medicamentos utilizados levam a redução na produção de estrogênio, gerando drásticas alterações hormonais. Portanto, não à toa, mulheres que passam por quimioterapia sofrem com os olhos secos.

Entretanto, devido às alterações hormonais, outras doenças, condições e tratamentos também podem levar a síndrome dos secos, como:

  • Menopausa;
  • Doenças autoimunes;
  • Tratamentos antiandrogênicos; e 
  • Tratamento de reposição hormonal sistêmica.

As drogas utilizadas durante a quimioterapia também são tóxicas e podem lesar a superfície ocular.

Síndrome dos olhos secos após a cirurgia para o câncer de mama

Não só o tratamento com quimioterapia pode afetar os olhos. Quando a cirurgia é necessária, alguns tratamentos devem ser feitos precocemente. Esses tratamentos afetam a fisiologia feminina, causando menopausa precoce forçada e, consequentemente, grandes flutuações hormonais.

Diante desse quadro, a superfície ocular não consegue manter as suas funções normais, o que leva a desconforto e inflamação nos olhos. 

Como o diagnóstico é realizado?

Em pacientes que receberam mais de quatro ciclos de quimioterapia, um questionário subjetivo pode ser utilizado para entender melhor os sintomas, mas, isso deve ser feito com uma avaliação clínica.

Somente através do questionário e de outros testes realizados pelo oftalmologista, poderá ser feito o diagnóstico da síndrome. É por isso que o acompanhamento desses pacientes pelo oftalmologista é tão essencial. Melhorar a saúde dos olhos, também melhora a qualidade de vida desse grupo.

Se você precisa de ajuda, marque uma consulta comigo. É só entrar em contato pelos telefones abaixo.

Sermed:

Telefone: (34) 3236-4500

Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:

Telefone: (34) 3291-2400

Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista

CRM MG: 44139

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *