Alimente-se bem! Vitamina C aparenta diminuir os riscos de CATARATA associada à idade
Dá para dizer que todos nós crescemos ouvindo os pais e avós nos dizerem que vitamina C faz bem pra saúde e combate às gripes.
Mas e se eu te disser, por exemplo, que esse nutriente também pode ajudar a proteger os olhos de uma doença que, hoje em dia, é uma das grandes causas de cegueira reversível no mundo?
Na sequência, você vai conhecer um pouco mais sobre a catarata e descobrir alguns achados bem interessantes sobre a sua relação com esse importante nutriente.
O QUE É CATARATA?
De uma forma resumida, podemos dizer que a catarata é uma perda de transparência da lente natural do nosso olho, chamada de cristalino, fazendo com que enxerguemos as imagens cada vez mais distorcidas e borradas.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, uma catarata é classificada segundo os fatores por trás do seu surgimento. A mais comum de todas está ligada ao envelhecimento natural do organismo, e por isso leva o nome de catarata senil. Existe ainda a catarata congênita, ou seja, presente desde o nascimento e ligada a outras doenças durante a gravidez (rubéola, toxoplasmose e sífilis, por exemplo), e a catarata secundária, derivada de problemas como traumas, tumores, doenças oculares, radiação solar em excesso, entre outros.
Ainda que a catarata provoque muito medo pelo seu potencial de evoluir para a cegueira, é importante que todas as pessoas entendam que essa doença tem cura e deve ser tratada quanto antes.
A cirurgia de correção é um procedimento rápido, extremamente seguro e traz ótimos resultados para a visão do paciente. Ela não requer internação, não dói e, dependendo do caso, ainda consegue corrigir os graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo no mesmo procedimento. Clique aqui para saber os detalhes e entender melhor como a cirurgia de catarata funciona.
O QUE O ESTUDO NOS DIZ SOBRE A RELAÇÃO COM A VITAMINA C?
A manutenção de uma boa qualidade de vida e alimentação, é claro, são fundamentais para minimizar os riscos de desenvolvermos uma catarata senil. E a ciência tem chegado a muitas respostas que só confirmam essa tese.
Um estudo publicado na renomada revista Ophthalmology verificou os dados completos de saúde de 324 gêmeos. Todas as pessoas apresentavam uma quantidade importante de informações sobre fatores clínicos, fisiológicos, comportamentais e de estilo de vida atualizadas ao longo dos anos.
Nas análises deste estudo, os pesquisadores mapearam não só a evolução da catarata ao longo dos anos, mas também o perfil de alimentação de cada indivíduo, incluindo a ingestão de vitaminas A, B, C, D e E, cobre, manganês e zinco. O resultado observado foi bem interessante.
Em geral, os fatores genéticos explicaram 35% das variações na piora da catarata ao longo de 10 anos, enquanto os outros 65% estavam muito mais associados aos fatores ambientais, como as dietas e os hábitos de vida.
Os pesquisadores observaram que as alimentações ricas em vitamina C não só ajudaram a diminuir os riscos de surgimento da catarata, como também protegeram contra a progressão nesses 10 anos.
Diante desse cenário, vale a pena investir em bons hábitos, caprichar em uma alimentação saudável e consultar o seu oftalmologista regularmente.
ONDE ENCONTRAR A VITAMINA C?
Precisa de ajuda para incluir esse nutriente na sua rotina? Aqui está uma lista de alimentos com alto índice:
- Acerola.
- Laranja.
- Kiwi.
- Manga.
- Goiaba.
- Caju.
- Abacaxi.
- Morango.
- Mamão.
- Pimentão.
- Brócolis.
- Couve.
Caso tenha alguma dúvida sobre catarata ou qualquer outra condição que afete os olhos, lembre-se que eu estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:
Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400
—
Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista
CRM MG: 44139