Crosslinking de Córnea

  • O que é o Crosslinking Corneano?

No ceratocone há alterações na estrutura da córnea, que se torna mais pontiaguda e afinada. Uma das possíveis intervenções para tratar esse problema é o Crosslinking, um procedimento em que o oftalmologista aplica um colírio à base de Riboflavina, e através da estimulação com luz ultravioleta, cria-se maior resistência na córnea e impede a progressão da sua deformação.

  • Para quem é indicada?
  1. Pacientes com ceratocone em progressão;
  2. Processos inflamatórios de afinamento corneano;
  3. Ectasia pós cirurgia refrativa;
  • Em que casos é contraindicada?
  1. É contraindicada para pacientes com quadro infeccioso ou inflamatório agudo na região cirúrgica;
  2. Doença de superfície ocular grave;
  3. Doença autoimune;
  4. Cicatriz corneana grave ou opacificação;
  5. Córneas muito finas (< 400 micrômetros);
  6. Acuidade visual com o uso de óculos/lentes melhor que 20/25.
  • Como é realizada a cirurgia? É demorada ou causa alguma dor?

É um procedimento rápido, durando cerca de 30 minutos, e por ser feita com anestesia tópica (colírio anestésico), o paciente não deve sentir dor. É feita a raspagem cirúrgica da córnea, uso de um colírio de vitamina B no olho e aplicação de luz ultravioleta (laser), que excita essa vitamina, tornando a córnea mais rígida.

  • Depois de quanto tempo após a cirurgia poderei voltar às minhas atividades normais? 

No pós-operatório, é necessário que o paciente use antibióticos e anti-inflamatórios indicados pelo médico por no mínimo 15 dias, e tome cuidados redobrados com a higiene do local. Dessa forma, poderá voltar às atividades rotineiras 7 dias após a cirurgia, desde que sejam atividades que não apresentem risco de trauma ocular.

Entretanto, é colocada uma lente de contato terapêutica que é mantida até a completa reepitelização corneana. Pode-se utilizar também analgésicos orais em pacientes com queixa exacerbada de dor.