CÓRNEA

A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte anterior do olho.
Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris
(área colorida do olho), e da pupila.

  • O que é a córnea?

A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na região anterior do globo ocular, responsável por permitir a entrada da luz que formará a imagem na retina.

Para enxergar bem, é preciso manter a córnea saudável. De modo geral, ela precisa ter boa transparência e curvatura adequada, evitando, assim, a perda de foco que compromete o paciente nas mais diversas atividades do cotidiano, como a leitura, estudo e direção.

  • Quais os problemas mais comuns?

As principais queixas relacionadas à córnea são:

  1. Ametropias: os chamados erros refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, conhecidos pela dificuldade em focalizar objetos próximos e/ou distantes;
  2. Ceratocone: é uma doença que costuma surgir ainda na adolescência, caracterizada pela deformação na estrutura da córnea, que se torna pontiaguda;
  3. Ceratites: são infecções causadas por vírus, fungos e bactérias, normalmente associadas a sintomas como dor, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e alta sensibilidade à luz.
  • Como identificar problemas?

A melhor forma de diagnosticar uma irregularidade é procurando um oftalmologista anualmente para agendar exames de rotina, principalmente se notar algum sintoma anormal.

  • Quais os tratamentos?

A intervenção recomendada pelo oftalmologista depende do problema diagnosticado. Nos casos mais graves, como os de ceratocone avançado, pode ser necessário até mesmo o transplante de córnea.