
5 formas de prevenir a fadiga ocular, para quem trabalha no computador
Quem estuda bastante ou trabalha em frente ao computador sabe: sempre chega aquela hora do dia em que os olhos parecem estar mais irritados, implorando por bons minutos de descanso.
Se você não sabe, vale compartilhar: esse incômodo tem um nome dado pelos oftalmologistas e precisa ser combatido: é a fadiga ocular.
Nesse artigo, vou te contar um pouco mais sobre esse assunto e, é claro, dar dicas práticas do que você pode fazer no dia a dia para prevenir o problema e seus sintomas.
Lembre-se que as orientações desse texto não substituem uma boa avaliação no consultório, por isso, não deixe de agendar um check-up.
O que é fadiga ocular?
A fadiga ocular nada mais é do que um cansaço dos olhos que se torna perceptível após longas horas na frente dos eletrônicos, em uma leitura de livro ou direção veicular.
Em geral, isso acontece devido a três principais fatores: o maior ressecamento das lágrimas (pois piscamos menos), o estresse e o desgaste da musculatura ocular, que durante o dia trabalha o tempo todo para focar melhor a visão.
Quais os sintomas?
Na prática, o paciente que sofre da fadiga ocular sente:
- Dor nos olhos
- Dor de cabeça
- Vermelhidão e coceira
- Lacrimejamento excessivo
- Visão embaçada
- Dificuldade de concentração
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode apresentar o problema, independentemente do gênero ou idade.
Por outro lado, com bons cuidados na rotina e o apoio de um oftalmologista, é possível continuar usando os eletrônicos com equilíbrio, saúde e segurança. Confira as dicas no próximo tópico e agende uma consulta caso tenha alguma dúvida.
5 Dicas para prevenir o cansaço dos olhos
Siga a regra 20-20-20
Se você ainda não conhece essa orientação, chegou a hora de ficar por dentro e colocá-la em prática.
A regra defende que, para o bem dos olhos, é importante que qualquer pessoa descanse a vista a cada 20 minutos de atividades. Para isso, basta olhar para uma distância de 6 metros por, pelo menos, 20 segundos.
Se puder fazer esse descanso ao ar livre, melhor ainda, ok?
Mantenha uma distância segura
Usar o celular ou computador muito próximos dos olhos também é um problema e força a vista. Por isso, tenha atenção com esse ponto.
A tela deve ficar na altura dos olhos ou um pouco abaixo deles, a pelo menos um braço de distância, e com um tamanho de texto suficientemente confortável para não forçar o seu foco.
Preste atenção à iluminação
Equilíbrio é tudo, e isso vale para o uso do computador e a iluminação do ambiente.
Evite espaços muito escuros ou muito claros. A dica aqui é encontrar um bom balanço no brilho da tela e na luz do cômodo, deixando seus olhos mais confortáveis e seguros.
Cuide dos seus movimentos
Conforme eu havia mencionado anteriormente, parte da fadiga ocular acontece pelo desgaste da musculatura dos olhos. Por isso, evite movimentar demais a cabeça e o pescoço para focar em diferentes objetos. Tente concentrar as atividades em uma única direção, deixando os desvios apenas para as pausas.
Use colírios lubrificantes
Além de piscar mais vezes, é interessante considerar o uso de um colírio lubrificante contra o ressecamento dos olhos.
O único ponto de atenção é que esse medicamento precisa, antes de tudo, ser indicado por um médico. Não se automedique nem pegue colírios emprestados de outra pessoa.
Quer uma dica extra? Consulte um oftalmologista! Assim, você poderá fazer um check-up ocular mais completo e identificar qualquer outro problema na visão. Ao examiná-lo, um médico também poderá indicar tratamentos mais personalizados conforme a sua necessidade.
Estou aqui para te ajudar!
Sermed: Telefone (34) 3236-4500 | Whatsapp (34) 99681-6446
HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia: Telefone (34) 3291-2400 | Whatsapp (34) 9.9862-2400
Dr Cláudio Picosse – Oftalmologista
CRM MG: 44139
Fonte:
8 Tips to Prevent Eyestrain. Disponível em: https://www.healthline.com/health/eye-health/eye-strain#treatment