5 fatos que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata

5 fatos que você precisa saber sobre a cirurgia de catarata

A catarata é um dos problemas oculares mais comuns na terceira idade, sendo responsável por um alto número de casos de cegueira reversível nessa faixa etária.

Em linhas gerais, a catarata é conhecida pela perda de transparência da lente natural dos olhos, o cristalino. Isso faz com que haja uma menor entrada de luz e consequente má qualidade da visão, com imagens borradas e aspecto “nublado”.

Apesar de ser uma doença tão prevalente na nossa sociedade, muitos ainda têm dúvidas sobre seus reais perigos e, principalmente, sobre como funciona a cirurgia de correção.

A seguir, falarei um pouco mais sobre esse tratamento com o objetivo de clarear as suas ideias e transmitir a segurança que você precisa para se cuidar e preservar a qualidade de vida. Todos os conteúdos seguem as recomendações atualizadas da Academia Americana de Oftalmologia.

COMO É O PRÉ-OPERATÓRIO DA CATARATA?

Todos os pacientes candidatos à cirurgia devem se submeter a uma série de exames oculares responsáveis por mapear o caso, identificar riscos e calcular qual a melhor lente intraocular (LIO).

Concluída essa etapa, pode ser necessário fazer o uso de medicamentos e colírios para prevenir infecções e controlar inchaços. A indicação dessas substâncias é personalizada e requer a avaliação do médico.

É fundamental que o paciente converse com o cirurgião sobre a necessidade de manter ou suspender o uso de remédios para outras doenças, tais como diabetes e hipertensão. O objetivo sempre será garantir o bem-estar do organismo.

No dia da cirurgia, além de chegar na clínica com alguns minutos de antecedência, recomenda-se, entre outras coisas, fazer jejum de até 6 horas, suspender maquiagens, lentes de contato e qualquer tipo de acessório na região periocular.

COMO A CIRURGIA DE CATARATA FUNCIONA?

Atualmente, a técnica cirúrgica mais adotada é a facoemulsificação. O oftalmologista aplica algumas gotas de colírio anestésico no olho a ser operado para evitar dor e demais desconfortos. O paciente se mantém acordado.

Com o olho anestesiado, o cirurgião faz um pequeno corte na borda da córnea e emite uma luz ultravioleta para fragmentar o cristalino opacificado. Em seguida, essas micropartículas são sugadas e substituídas por uma lente intraocular (LIO) nova, calculada especialmente para a necessidade do paciente. Finalizado o procedimento, coloca-se uma lente terapêutica sobre o olho a fim de favorecer uma boa recuperação.

É importante ressaltar que além de corrigir a catarata essa lente também consegue normalizar os graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

COMO É A RECUPERAÇÃO?

Hoje em dia, com os avanços da medicina, a cirurgia de catarata se tornou um procedimento rápido, extremamente seguro e de simples recuperação. Entretanto, o pós-operatório requer atenção e cuidado por parte de todos os envolvidos.

O médico tem o papel de acompanhar o paciente de perto, tirando dúvidas e prestando as orientações necessárias para atingir um resultado satisfatório. O paciente, por outro lado, também tem condutas a serem seguidas:

  •  Se indicado algum colírio antibiótico ou anti-inflamatório, faça o uso corretamente de acordo com a receita médica.
  •  Evite lavar o olho com muita água e, principalmente, com sabão.
  • Jamais esfregue, coce ou aperte o olho operado.
  • Faça repouso nos primeiros dias e retome as atividades aos poucos.
  • Até que o médico autorize, evite exercícios de força, alta intensidade ou que exponham os olhos ao risco de traumas.
  • Evite expor os olhos ao sol.

QUAIS OS RISCOS DA CIRURGIA DE CATARATA?

Como qualquer outra cirurgia, a correção de catarata também apresenta riscos de complicações. Um bom cirurgião, uma boa estrutura clínica e uma conduta adequada em todas as etapas minimiza a ocorrência desses fatos e dá segurança para os seus olhos.

Em geral, podem ocorrer infecções, sangramentos leves, inchaços na retina e no globo ocular, presença de halos de luz no campo de visão, deslocamento e opacificação da lente intraocular.

É preciso tirar todas as dúvidas com o seu médico acerca dos riscos e recomendações do procedimento. Isso é parte fundamental do seu tratamento!

QUANTO CUSTA A CIRURGIA DE CATARATA?

O preço de uma cirurgia de correção da catarata pode variar em função de uma série de questões. Em linhas gerais, o valor muda de acordo com os exames do pré-operatório, a cidade em que o procedimento será realizado, o médico cirurgião e a lente intraocular aplicada. O ideal é procurar um profissional de segurança para avaliar o caso e acertar todos os detalhes.

Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição. Você pode agendar um horário pelos telefones que estão sinalizados no topo do meu site:

Sermed:
Telefone: (34) 3236-4500
Whatsapp: (34) 99681-6446

HCO – Centro Completo de Oftalmologia de Uberlândia:
Telefone: (34) 3291-2400
Whatsapp: (34) 9.9862-2400

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *